Hermetismo e Ciência / Laboratório / As diferenças

Conceito a demonstrar: A atenção
Nome da experiência: IFH-007_As Diferenças
Duração média do teste: 3 minutos
Nível de dificuldade: Baixo

As diferenças

 Experiência interactiva

Exploremos como funciona a sua atenção.

Passo 1:

Tente encontrar o padrão diferente na seguinte figura:

Patrón A

Fácil, não é certo?

Passo 2:

Agora encontre o padrão diferente nesta nova figura:

Patrón B


Mais difícil, seguramente lhe levou mais algum tempo que a primeira

Passo 3:

Tente-o outra vez, sabendo que “só deve olhar as barras pretas”.

Patrón B


Muito mais fácil, outra vez.

Explicação da experiência

Simplesmente, você “disse ao seu cérebro sobre que focalizar a atenção”. Isto demonstra que a ATENÇÃO modela as nossas experiências, no sentido de que nos permite olhar algumas coisas e nos esconde outras.

Mas quem decide aonde se focaliza a atenção?

Diz Csikszentmihalvi: “Normalmente a atenção é dirigida por instruções genéticas, convenções sociais e hábitos aprendidos na infância. Como consequência, a maior parte das coisas que experimentamos foram programadas para nós. Ao longo dos anos, a nossa experiência seguirá o guião escrito pela biologia e a cultura. A única forma de recuperar o domínio da nossa própria vida é aprender a dirigir a atenção ou a energia psíquica para o momento presente”.

Você só pode perceber aquilo que a sua ATENÇAO lhe permite olhar ou perceber. O demais lhe passará inadvertido, e isto quer dizer que você NÃO percebe uma boa parte da existência, ou o que é o mesmo, que você vive só num fragmento da realidade.

Quem sabe a solução para qualquer dos seus problemas está frente a você, mas você NÃO pode olhá-la simplesmente, porque a sua ATENÇAO não lho permite.

Decidamos então, o que queremos captar… proponhamo-nos ir mais além do aparente, ou o que vem a ser o mesmo que sejamos mais conscientes e mais eficazes no uso da nossa ATENÇAO.

Quantas soluções, quantas chaves estão diante dos nossos olhos e não somos capazes de olhá-las…

O pequeno almoço
O Rato
Imprimir
 
Enviar a um amigo
Otimizada para 1024x768, para Internet Explorer 7.0 em Windows, Safari 4.0 em Mac e em Windows, e Mozilla Firefox 3.0 em Windows, ou superiores.