Fundador / Biografía

Darío Salas

Darío Salas Sommer (John Baines)Dario Salas

Nasceu em Santiago do Chile a 4 de março de 1935, e é neto do destacado educador chileno Darío Salas Díaz. Mestrado em Filosofia, escritor e cineasta; nomeado Cônsul Científico Honorário para a América Latina, por parte da Academia Russa de Ciências e Artes, e com o título de Cavalheiro das Ciências e das Artes outorgado pela Academia Russa de Ciências Naturais, uma das  principais organizações científicas da Rússia.

Por mais de quatro décadas Darío Salas Sommer esteve comprometido com o progresso da humanidade e o desenvolvimento interno do ser humano, sendo um autor e filósofo reconhecido inter-nacionalmente.

Em 1970 fundou o Instituto Filosófico Hermético, com sede na capital do Chile, organização sem fins lucrativos cujo objectivo primordial é a busca do aperfeiçoamento moral e espiritual do ser humano nas suas mais elevadas expressões, e actualmente com outras sedes na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Espanha e Venezuela, das quais é seu Director e Guia Espiritual.


É também fundador e Director da Fundação Bolivariana Latino-americana, cujo objectivo é o desenvolvimento cultural e humano da América Latina, para alcançar uma identidade comum baseada em princípios morais e espirituais de primeira ordem.

Com o pseudónimo de John Baines escreveu diversas obras sobre Filosofia Operativa, as quais têm sido editadas ate a  data  nos idiomas: espanhol, inglês, alemão, árabe, búlgaro, coreano, italiano, lituano, português, russo e chinês. Estas são: Os Bruxos FalamO Homem Estelar,HipsoconsciênciaA Ciência do AmorExiste a Mulher?, Desenvolvimento do Mundo InternoMoral para o Século XXIQuanto vale uma pessoa? e A Moeda Cósmica (os dois últimos  publicados  com o nome real do autor)

Tem residência permanente em Santiago do Chile, e na actualidade dedica-se a transmitir conferências em diversos países, e a dirigir as actividades pedagógicas do Instituto Filosófico Hermético e do Institute for Hermetic Philosophy de Nova York, assim como também à sua investigação científica independente na área da consciência e da saúde natural.

Alguns factos relevantes àcerca de Darío Salas Sommer:

  • Em 1970 funda o Instituto Filosófico Hermético (IFH) em Santiago do Chile.
  • Ditou mais de 2.000 conferências, as quais se difundem a nível internacional, e foi entrevistado na televisão e revistas de diversos países.
  • Autor de 9 livros que têm sido publicados com o pseudónimo literário de John Baines e traduzidos em diversos idiomas com mais de 270.000 exemplares vendidos.
  • A sua última obra é Moral para o Século XXI, na qual expõe o conceito de Física Moral, a inata relação entre os valores morais e as leis naturais; nela inclui os resultados das suas experiências científicas onde demonstra estes preceitos filosóficos e morais.
  • Em Setembro de 2003, Darío Salas foi nomeado Cônsul Científico Honorário para América-latina, por parte da Academia Russa de Ciências e Artes La Unión (ANIS). 
  • Prémio Vernadzcovo, da Academia de Enciclopédias Russas (ARE) que distingue a personalidades que se destacam pela sua contribuição ao desenvolvimento e aperfeicionamento humano.
  • Cavalheiro das Ciências e das Artes, por parte da principal organização cultural da Rússia, a Academia Russa de Ciências Naturais (RAEN).
  • Incorporação á Sociedade de Escritores da Rússia.
  • Prémio Ekomir, que entrega  a Academia de Ciências Naturais da Rússia para distinguir trabalhos e projectos relacionados com a ecologia. Neste caso o galardão foi concedido pela criação de uma nova abordagem científica. a Física da Moral.
  • Medalha de mérito de P. L. Kapitsi, Prémio Nobel, reconhecendo-lhe “Autor de Descobrimento Científico”, pela sua elaboração de uma nova ideia científica, “A ideia científica sobre as bases físicas da Moral (Física Moral)”.
Investigação científica
Imprimir
 
Enviar a um amigo
Otimizada para 1024x768, para Internet Explorer 7.0 em Windows, Safari 4.0 em Mac e em Windows, e Mozilla Firefox 3.0 em Windows, ou superiores.