Hermetismo e Ciência / Ciência

Biofotónica

Quando uma quantidade determinada de luz solar –o que chamamos um “quanto” ou um “fotão”-, é absorvida por uma molécula de clorofila, um electrão da dita clorofila é “excitado”, é dizer, eleva momentaneamente o seu nível energético. Imediatamente, o electrão cede esta energia absorvida a uma molécula receptora, e numa fracção de segundo o electrão “cai” ao seu estado energético primitivo, ficando disponível para ser excitado novamente. Parte da energia solar absorvida é transformada em energia química mediante um complexo processo conhecido como fotossíntese. Só a energia lumínica absorvida pode ser transformada em energia química.

Os pensamentos

Imagine como se tem de defender o sistema imunológico ante o ataque constante a que se vê submetido. Se lhe parece que a bactéria assassina, a doença do legionário e as gripes malignas são perniciosas, ficará  surpreendido ao inteirar-se de que as investigações médicas e cientifícas concluíram que o inimigo mais temido para o organismo não são os micróbios… senão os pensamentos e as palavras de cada dia.

Neuro-ciência

O cérebro triuno

O suporte biológico da mente humana, é o sistema nervoso. O cérebro é a ferramenta com a qual nós enfrentamos a vida e pretendemos compreendê-la, mas... é fiável como instrumento de conhecimento?... Vemos o que realmente há?... apercebemo-nos da realidade de forma objectiva?...

Psicologia

Publicidade e cérebro de réptil

Faz umas semanas, em Santiago do Chile, tivemos a oportunidade de conhecer os resultados e as exposições do IV congresso da ACHAP (Associação Chilena de Avisadores Publicitários), sobre o poder das emoções na publicidade. O certo é que as apresentações foram coerentes com as mais recentes teorias de investigações de ponta em neurofisiologia, e deixaram absolutamente clara a relação hierárquica das emoções com as estruturas cerebrais que lhes subjazem, especificamente com as investigações de McLean do diencéfalo ou complexo R.

Entropia

A entropia e o ensino hermético

Segundo a lei da entropia (2ª Lei da termodinâmica, formulada inicialmente por S. Carnot em 1824), todos os sistemas do universo tendem a desorganizar-se de forma natural e irreversível com o passar do tempo (Maxwell, 1860 y Boltzmann, 1872). A entropia, por este motivo, se associa com a desordem e o caos, e com qualquer processo que, “abandonado à sua sorte”,  termina malogrando-se.

Notícias breves

Nesta secção encontrará breves notícias cientificas publicadas em diversos meios de comunicação e de interesse para a Filosofia Operativa.

O corpo humano só tem 10 anos de idade  

Uma coisa é a idade que aparece no nosso bilhete de identidade e outra muito diferente a idade do nosso corpo.

Imprimir
 
Enviar a um amigo
Otimizada para 1024x768, para Internet Explorer 7.0 em Windows, Safari 4.0 em Mac e em Windows, e Mozilla Firefox 3.0 em Windows, ou superiores.