O Ensino / Internal Sports

Para um hermetista a vida é como o estádio olímpico de um atleta, um desafio, e a oportunidade para melhorar-se e modelar-se a si mesmo com os acontecimentos que lhe acontecem diariamente. A atitude que empregamos para encarar o trabalho interno connosco mesmos, não é muito distinta á de um desportista de alta competição, por isso chamamos a esta secção Internal Sports.

Convidamos-te a descubrir em que forma pode ajudar-te o desenvolvimento destas qualidades. O como e o quando praticá-lo será o teu desafio. Sentir os efeitos que a prática  de Internal Sports tem na tua vida quotidiana será a tua maior motivação.

Estas são algumas das qualidades para cultivar:

Manter desafios abertos

Este desporto interno refere-se a manter uma atitude permanente de superação, de romper barreiras, de sobrepor-se às dificuldades, de ampliar o horizonte da nossa capacidade de fazer.

A razão?  A procura da excelência humana: responder ao desafio de viver e levar-se a um mesmo ao mais alto grau de desenvolvimento.

Positivismo

Optimismo ou pessimismo são duas formas de olhar a vida que condicionam decisivamente o tipo e a qualidade de experiências vitais.

Tudo na natureza é dual, e oferece a possibilidade de uma leitura positiva ou negativa. Polarizar-se nos aspectos positivos ou negativos gera causas e efeitos correspondentes.

Disciplina

A disciplina como desporto interno refere-se a uma decisão pessoal para conseguir um propósito.

A disciplina é imprescindível também para contornar os obstáculos que a vida põe cada dia  no teu caminho.

Sem disciplina os caminhos se torcem, os objectivos se perdem ou se desvirtuam, o entusiasmo desaparece e a pessoa se debilita ao renunciar ao caminho que havia traçado.

Força de Vontade

É fácil fazer o que um quer … o que é menos fácil é fazer o que um não quer ou não lhe apetece fazer, mas sabe e compreende que deve fazer.

Esta é a verdadeira vontade.

Criação de energia

Tanto a criação como a conservação da energia são chaves para viver uma saudável vida com êxito.

Cada dia acumulamos, gastamos e repômos energia … ao contrário, nos sentiríamos desvitalizados e sem forças para abordar os requisitos do dia seguinte.

Neutralização da entropia

Estamos sujeitos às leis da natureza. Uma destas leis assinala que tudo na vida tem uma “natural” tendência à desordem (Lei da Entropia).

A desordem cria-se sem dificuldade, é o caminho do provável; é o que sucede quando as coisas “se deixam estar”. No entanto, a ordem  não se cria só, há que criá-la com propósito, com esforço e com consciência.

Cumprir com a própria palavra

Há muitas coisas que podemos admirar nos demais, mas quem sabe nenhum reconhecimento seja maior que poder dizer de alguém “cumpre com a sua palavra”.

Cumprir com a própia palavra supõe respeitar-se a um mesmo, e suscita assim mesmo o respeito dos demais. Este é o sentido da palavra “honorabilidade”: fazer honra à própria palavra, aos próprios compromissos.

Imprimir
 
Enviar a um amigo
Otimizada para 1024x768, para Internet Explorer 7.0 em Windows, Safari 4.0 em Mac e em Windows, e Mozilla Firefox 3.0 em Windows, ou superiores.