O Ensino / Hipsoconsciência / Re-educação motriz

O estado de sono ou hipnose vidas que o homem é interrompido pela ação motora voluntária.

Existe uma constante interação entre os movimentos, emoções e pensamentos. Esta relação nos permitirá ter um melhor manejo de nós mesmos através do controle dos movimentos.

Conceitos

Que se entende por movimento mecânico ou reflexo?


Quando sentes raiva
: Contrais os músculos da cara, apertas as mãos, emites algum palavrão ou outro movimento brusco?

Frente ao medo: contrai-se o teu corpo? Sentes calafrios? Suor?, etc.

Frente à alegria: sorris, e/ou ris à gargalhada?

Quando uma ideia angustiante não podes tirá-la da tua cabeça. Tens movimentos dos dedos (mãos e/ou pés), ou tartamudeias, ou aparece um tic?

Existe uma constante interacção entre movimentos, emoções e pensamento. Esta relação permite-nos exercer domínio sobre nós mesmos através do controle dos movimentos.

Os movimentos automáticos, que são a maioria dos que fazemos diariamente, provocam, reforçam e mantêm um baixo nível consciente, causam fadiga geral.

Quais são os benefícios da reeducação motriz?

O movimento consciente permite ao sujeito:

  • Elevar o nível consciente.
  • Viver no mundo real do momento presente.
  • Relaxar-se de forma psíquica e mental.
  • Desenvolver a vontade e o controle de si mesmo.
  • Levar o seu intelecto a um óptimo rendimento, com um aumento da claridade mental.


A técnica da educação motriz consiste em mover-se calma e deliberadamente, com plena consciência do movimento que se está executando, como se fosse necessário pensar para poder mover-se. Ao reduzir a velocidade dos movimentos experimenta-se um estado de calma e tranquilidade, que é demonstrativo do estado de equilibrio interno alcançado.

O ponto central da técnica reside num esforço deliberado de perfeição no movimento, tratanto ao mesmo tempo de efectuá-lo de forma lenta e sentir como flui o movimento.

Este trabalho manual consciente actua como estabilizador e possui uma insuspeitada capacidade de modificação cerebral, já que, cada acto consciente cria novos circuitos cerebrais que rompem com o mecânico adquirido da aprendizagem comum.

A técnica é especifíca quando se emprega para a resolução momentânea de um conflito determinado, também para vencer a fadiga, as raivas, as birras, os estados de ânimo depressivo ou eufórico, e tantos outros.

Exercícios

 Exercício Nº 1 - Acto de caminhar

Fixar a vista até diante e caminhar mais lento que de costume, com plena consciência  do movimento que se está a realizar, como se fosse necessário pensar para mover-se.

Este exercício produz relaxação, descanso e um estado de calma, ao mesmo tempo que facilita a recuperação energética.

O movimento voluntário num espaço cria necessariamente um estado de autoconsciência, no que existe uma contínua  noção e consciência da própria identidade, é dizer do EU. Trata de não pensar em nada, tão só sê consciente do movimento do teu corpo. Duração 5 minutos.

Esta é uma animação deste exercício:

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Exercício Nº 2 - Movimiento consciente daos mãos

Este exercício consiste em moldar uma figura pequena em plasticina de qualquer cor. Deverá realizar todos os movimentos de forma muito lenta e consciente.

A técnica reduz-se a perceber a sensação cinética, através de um deliberado esforço, de perfeição no movimento, acompanhado de uma diminuição na sua velocidade corrente.

Todo o movimento pode ser utilizado para praticar a autoconsciência motriz nos momentos que seja necessário tranquilizar-se, recuperar-se energeticamente, centrar-se no seu EU e resolver assertivamente algum conflito. Duração 10 minutos.

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Exercício Nº 3 - Vestir-se conscientemente

Este exercício consiste em tomar consciência do próprio corpo e dos movimentos do acto de vestir-se, o qual terá de realizar-se de forma lenta, cuidando na perfeição de cada um dos movimentos e percebendo a sensação corporal ao colocar cada uma das peças.

Como todos os exercícios de consciência motriz, vestir-se conscientemente incrementa o nível de energia, exerce um efeito de serenidade e centra a pessoa no seu próprio EU, o qual lhe permite começar a jornada em óptimas condições físicas e mentais.

Para obter os melhores resultados dos exercícios de consciência motriz, é imprescindível outorgar-se total prioridade no momento da sua execução, o qual significa prestar uma atenção absoluta e uma forte motivação baseada na compreenção da sua eficácia.

A técnica reduz-se a perceber a sensação cinética, através de um deliberado esforço, de perfeição no movimento, acompanhado de uma diminuição da sua velocidade corrente.

Plano de formação

Para poder avaliar melhor o resultado desta formação, convém que antes de iniciá-lo realizes a primeira fase de auto-avaliação.

Objectivos:

Que o estudante ou praticante seja capaz de:

  • Criar um estado de autoconsciência.
  • Viver o momento presente.
  • Recuperar a energia.
  • Diminuir a fadiga física e mental.
  • Desenvolver a vontade.
  • Manter maior vigôr.
  • Elevar o tom mental.
  • Diminuir a tensão.


Fases:

Primeira Semana:

  • Exercício: vestir-se conscientemente.
  • Duração: 5 a 10 minutos.
  • Frequência: todos os dias pela manhã.

Esta primeira fase pretende que a pessoa inicie a toma de consciência do momento presente através das primeiras actividades do dia.

Segunda Semana:

  • Exercício: acto de caminhar.
  • Duração: 3 a 4 quarteirões.
  • Frequência: todos os dias.

Esta fase pretende que a pessoa reforce a sensação motriz o deslocamento sentindo cada um dos movimentos.

Terceira Semana:

  • Exercício: movimento consciente das mãos.
  • Duração: 5 a 10 minutos.
  • Frecuência: 3 vezes ao dia ou quando precise realizá-lo.

Nesta fase centra-se a atenção em alcançar perfeição no movimento diminuindo a velocidade ao executá-lo. Pode ser ao escrever, tecer, moldar com barro ou argila, pintar, etc., ou como pusemos de exemplo no nosso video modelar plasticina.

Quarta Semana:

Realizar todos os exercícios durante o dia, de acordo às necessidades de cada um. Sempre começar pelo exercício matinal.

Quando modificamos conscientemente a nossa modalidade motriz estamos transformando também a nossa personalidade através da destruição de alguns automatismos e a criação de outros; estes últimos de forma deliberada e consciente

Auto-avaliação

REEDUCAÇÃO MOTRIZ NO ÊXITO PESSOAL

 Para orientar a auto-avaliação que propômos, destacaremos algumas características que reflexam um alto nível de consciência:

  • Domínio de si mesmo.
  • Relaxação voluntária.
  • Uma atitude permanente e estável de calma e tranquilidade.
  • Melhoramento da saúde e aumento da vitalidade.
  • Maior rendimento no trabalho com menor fadiga.
  • Libertação de ideias perturbadoras.
  • Isolamento da influência negativa ambiental.
  • Retardamento do processo de envelhecimento.
  • Autodeterminação.
  • Utilização voluntária da mente para alcançar o êxito.
  • Melhoramento da capacidade de adaptação e maior flexibilidade intelectual.
  • Superação espiritual, moral e intelectual.


Recomendamos-te que imprimas esta auto-avaliação e a completes em duas oportunidades:

  • Antes de realizar o programa de formação, para conhecer o ponto de partida em cada um dos aspectos
  • Depois do programa de formação para avaliar os resultados com o ponto de referência da primeira auto-avaliação


Avalia estes aspectos da tua pessoa, seleccionando  as seguintes alternativas:

    A   B   C
Estado de Saúde Boa Regular
Nível de energía vital Alta Média Baixa
Nível de relaxação
Boa Media
Quietude mental Alta Média Baixa
Capacidade de concentração
Alta Média Baixa
Creatividade Alta Média Baixa
Controle emocional Alto Médio Baixo
Nível de angustia Baixa Média Alta
Nível de tolerãncia Alta Média Baixa


Realiza a tua própria conclusão àcerca da realização do teu trabalho práctico:

Revê se a maioria das tuas respostas foram A, B ou C, e segundo o resultado lê o parágrafo que corresponda à continuação:

Se nas tuas respostas finais há maioria de A, isto significa que estás a realizar um trabalho consciente e verdadeiro. Deves continuar acentuando  a frequência e a impecabilidade na realização de cada um dos exercícios. Terás descoberto uma nova forma de consolidar-te como pessoa centrada em formar uma identidade individual.

Se nas tuas respostas finais há maioria de B, o teu nível de realização é discreto e revela que ainda deves dedicar mais tempo e quem sabe um compromisso mais firme que te faça ser mais constante. Ainda que tenhas conseguido melhorar certos aspectos, podes conseguir resultados melhores.

Se nas tuas respostas finais há maioria de C, isto significa que as tuas conclusões têm um nível deficiente. Neste caso recorda que os mecanismos inconscientes que mantêm a nossa conduta são difíceis de vencer se não fôr com muita força  de vontade e motivação interior. Tenta novamente porque sem dúvida, mais de alguma vez na práctica de algum dos exercicíos propostos sentiste quietude, harmonia e paz interior. Os resultados que melhoraram  a tua vida  estão à tua espera, e só dependem de ti.

Em qualquer dos casos: compara os teus resultados e observa em quais malhoras-te mais e em quais menos. Isto te dará uma ideia da direcção até aquela que deves dirigir os teus esforços e o teu trabalho pessoal a partir de agora. Todos temos aspectos que nos resultam mais custosos, mais difíceis de vencer, e são estes aspectos não superados, os que drenam mais a nossa energia vital.

A elevação do nível de consciência permite à pessoa acercar-se mais da realidade e a enfrentar as dificuldades com poder e firmeza mantendo o optimismo e a alegria por viver, compreendendo que todas as experiências são utilizáveis para a superação espiritual, moral e intelectual, é dizer, o desenvolvimento integral de si mesmo.

                                                                                           I.            Plan de entrenamiento, autoevaluación está mal linkeada.Es un ancla y no se pueden hacer anclas. ¿SOLUCIÓN?

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